terça-feira, 30 de outubro de 2012

o museu tambem contem

O museu tambem contem:
Biblioteca
A Biblioteca do Museu Paulista foi instalada no dia 07 de setembro de 1895, juntamente com a inauguração do próprio Museu e hoje constitui-se em centro de apoio à pesquisa científica de um museu universitário de História
Sua longa existência possibilitou a inclusão de obras preciosas em seu acervo, especialmente de História do Brasil e História de São Paulo. Nos últimos vinte anos adquiriu um perfil especializado na área de História da Cultura Material, em vertentes como História do Consumo, Sociologia dos Objetos, Cultura Visual, História do Gosto, Patrimônio Cultural e Colecionismo, no campo dos Estudos de Objetos e de Iconografia - Indumentária, Mobiliário, Porcelanas, Brinquedos, Armaria, Numismática, Fotografias, Pinturas e outros – e no campo da Museologia em suas especialidades de Documentação de Acervos, Conservação e Restauração, Expografia e Educação em Museus.
Em seu acervo, encontram -se 26.466 livros, 2.300 títulos de periódicos, 2.892 separatas, tendo ainda como extensão a Biblioteca do Museu Republicano "Convenção de Itu", especializada no estudo da República Brasileira, entre 1889 e 1930.
Integra o Sistema de Bibliotecas da USP (SIBI/USP) e o SIBINet, estando disponível pelo Dedalus - Banco de Dados Bibliográficos da USP.

Subsolo do Museu Paulista
O Museu Paulista possui um subsolo destinado a visitação. A área de 242 m² foi aberta ao público em 1998 como opção de expandir o espaço expositivo.
O trabalho de escavação foi realizado em salas, vitrines e corredores entre os anos de 1995 e 1997, coordenado pela arqueóloga Margarida Davina Andreatta. A pesquisadora descobriu em meio a toneladas de entulho restos de materiais utilizado na própria construção (1885-1895) e objetos domésticos trazidos pelos operários.
A estrutura arquitetônica procurou ser mantida para mostrar aos visitantes as colunas e arcos que sustentam o prédio. Atualmente estão expostos no subsolo: Quadros do Brasil Colônia, objetos de iluminação e decoração de interiores, instrumentos de mineração, objetos de tropeirismo, coleção de ferros de passar e bustos.

Sala de visitas (antigamente)
Localizava na parte da casa, era o principal espaço da socializaçao destinada a receber visitas.  Cadeira  de braço do final do seculo 19. Estilochines entelhados commotivos de dragoes e flores. Pertence ao senador \ pinheiro machado importante da republica.
Sala de jantar (antigamente)
Na casa burguesa o local que servia as refeiçoes foi separado do local no qual elas eram preparadas. Surgiu então a sala de jantar o espaço destinado a encontra sociasis em torno da refeição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário